domingo, 13 de novembro de 2011

Everlong e outras músicas poderosas para dar foco no trabalho...

Everlong do Foo Fighters é uma das minhas músicas preferidas.



Certo, e o que isto tem a ver com o título?

Para quem é ligado em correr, já teve ter ouvido falar no conceito de Powersong, que são músicas para ajudar na motivação, para dar aquele último fôlego.

Everlong é uma delas.

E?

Bom, não que eu seja um louco viciado em gestão do tempo, mas eu sempre que possível gosto de fazer menos. Nada a ver com ser preguiçoso. É ser produtivo o ponto.

Para isto, o que eu procuro é mais foco, para poder terminar as tarefas que tenho... mas ouvir música e colocar o volume no 11 para não ser interrompido as vezes não ajuda.

No meu dia a dia eu uso técnicas como PowerSelf, Getting Things Done e Pomodoro Technique (a técnica do tomate) para apoiar meus momentos de foco.

E para ficar divertido eu escolhi um jeito diferente de "musicar" estes momentos, que agora funcionam no formato de playlists com músicas que podem me ajudar na motivação. São os SongDoros.

Cada playlist possui 30 minutos de duração, com alguns segundos a mais ou a menos. Destes 30, 25 minutos são de músicas que eu coloco em uma lista, e as duas últimas músicas da lista são músicas que podem ajudar na motivação. São as Powersongs em questão. Depois destes 25 minutos, passamos para 5 minutos de descanso. Aí pode ser uma música mais calma, tipo Harvest Moon do Neil Young.

Completo este post com uma palestra realizada no Agile Brazil 2011 que fiz com Hélio Medeiros. O Agile Brazil é um evento da galera que desenvolve software sempre preocupada com qualidade e diversão naquilo que se faz.


Nenhum comentário: